23/05/2017 – 10h
A relação entre democracia e desenvolvimento econômico é tudo menos simples. Alguns consideram representantes eleitos como propensos a preocupações de curto prazo e vulneráveis a grupos de interesse. Outros defendem que o aprofundamento democrático proporciona gestões mais atunadas à realidade e menos tendentes a práticas predatórias. Diferentes arranjos concretos para compatibilizar os dois valores apresentam formas variadas de abertura ou insulamento dos espaços de decisão em matérias econômicas: quais questões devem ficar no Legislativo, quais com autoridades independentes e quais com a burocracia estatal?
Não há resposta fácil para quaisquer dessas dúvidas. Para as debater, contamos no evento “Tensões e Desafios da Democracia no Desenvolvimento” com a presença das convidadas:
Lourdes Sola: professora aposentada da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência Política e Economia Política, com ênfase em Estrutura e Transformação do Estado, Teoria Democrática e Política Comparada. Concentra-se nos tópicos: democratização e democracia; processos globais de transformação política e econômica; construção política da ordem financeira e monetária em jovens democracias; crise financeira global e o papel das Democracias emergentes na reconstrução de ordem global.
Vera Cepêda: professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar na graduação, atuando no Programa de Pós-graduação em Ciência Política (PPGPol) e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS). Desenvolve pesquisas no campo do pensamento político e social brasileiro, em especial nos temas das interpretações sobre o Brasil, na atuação de instituições, intelectuais e teorias ligados ao problema do desenvolvimento e nas construções teóricas ligadas à ação e capacidades do Estado em contexto periférico.
Infelizmente, não há gravação disponível para este evento.