Pesquisadores participaram de debates sobre regulação dos sistemas alimentares e outros temas
O Grupo de Direito e Políticas Públicas (GDPP) marcou presença na 37ª Conferência Anual da Society for the Advancement of Socio-Economics (SASE), realizada entre 9 a 12 de julho, no Palais des Congrès, em Montreal, Canadá. O evento, que também contou com uma etapa virtual de 1º a 3 de julho, é um importante encontro internacional no campo das ciências sociais, reunindo pesquisadores da economia, sociologia, ciência política e, crescentemente, do direito. A premissa do SASE é a de que processos econômicos, profundamente enraizados na sociedade e nas relações políticas, não podem ser reduzidos a análises exclusivamente estatísticas ou matemáticas.
Para Diogo Rosenthal Coutinho, coordenador do GDPP, a participação contribui para a internacionalização do projeto “Regulação dos Sistemas Alimentares no Brasil”, conduzido pelo grupo: “O GDPP esteve presente no SASE, apresentando três trabalhos derivados do projeto e testando hipóteses, métodos e conclusões com um público altamente qualificado e internacional.
Coutinho também comentou a participação em uma roundtable (mesa-redonda) teórica no campo nascente de direito e economia política. “Foi uma oportunidade valiosa para obter feedbacks, aprimorar nossos estudos e fortalecer a interlocução com pesquisadores do mundo todo. Eventos como esse permitem que as pesquisas desenvolvidas no Brasil ganhem visibilidade global e dialoguem de forma construtiva com experiências do norte e do sul global”, afirma.

Para Mariana Levy, pós-doutoranda do GDPP e uma das coordenadoras do projeto sobre sistemas alimentares, a participação foi decisiva para fortalecer redes e ampliar o alcance internacional das pesquisas do grupo. “A conferência e a mini-conferência dedicada aos sistemas alimentares ampliaram o diálogo da experiência brasileira com outros contextos, gerando contribuições valiosas para nossas pesquisas e abrindo portas para novas parcerias e iniciativas científicas conjuntas”, avalia.
A presença do GDPP no SASE 2025 reforça o compromisso do grupo em participar de debates globais sobre regulação, políticas públicas e sistemas alimentares, aproximando experiências acadêmicas e práticas de diferentes partes do mundo e consolidando a relevância da produção científica brasileira no cenário internacional.
O GDPP organizou e participou de diversas atividades no SASE:
- Mini-conferência “Reinventando os limites dos Sistemas Agroalimentares: divisões disciplinares e desafios contemporâneos”, coordenada por Mariana Levy (GDPP/USP) em parceria com Gustavo Setrini (Flacso-Paraguai) e Arturo Ezquerro-Cañete (Saint Mary’s University, Canadá). O encontro reuniu mais de 20 trabalhos de países como Brasil, Paraguai, Guatemala, Canadá, Nigéria, Estados Unidos, México e Inglaterra, abordando cadeias globais de valor, mudanças climáticas e o papel da regulação e da governança nos sistemas alimentares.
- Apresentação de trabalhos de integrantes do GDPP em diferentes painéis, incluindo pesquisas sobre regulação da indústria alimentícia, políticas públicas e retrocessos democráticos (Mariana Levy, Diogo R. Coutinho, Jacqueline Leite, Helena Romano, Luiza Kharmandayan, Vitória Oliveira e Marina Andrade).
- Mesa-redonda “O Direito no capitalismo: onde a socioeconomia encontra a análise sociojurídica”, com a participação de Diogo R. Coutinho, ao lado de pesquisadores como Sabine Frerichs (Wirtschaftsuniversität Wien), Matias Guiloff (Universidad Diego Portales, Chile) e Pedro Salomon Mouallem (FGV Law).
- Workshop “Law and Political Economy Scholar Workshop”, promovido pelo Law and Political Economy Collective na Universidade McGill, com a participação da pesquisadora Vitória Oliveira, apresentando “O direito e a economia da atenção entre duas narrativas”, sobre disputas regulatórias no mercado de atenção.
