Organização: Idec | Apoio: GDPP, com participação de Juliana Oms
A pontuação de crédito é tema central para a economia e para os consumidores. As transformações sofridas com o desenvolvimento das tecnologias impõem, entretanto, novos desafios. Ao ser utilizada para determinar se e como os consumidores terão acesso a crédito, passa a ser mediada por complexos algoritmos e bases de dados dos birôs de crédito. Esse contexto, somado às alterações na lei do cadastro positivo, geram uma série de questões sobre como regular esses sistemas, como evitar discriminações abusivas e como garantir o acesso à informação em sistemas algorítmicos.
Com o objetivo de enfrentar essas e outras questões, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), vai lançar no próximo dia 15 de setembro (quinta-feira), às 17 horas, o livro “O consumidor na era da pontuação de crédito”.
O evento será no auditório José Rubino na Faculdade de Direito da USP e contará com um debate entre os autores dos artigos e o autógrafo dos livros. Também haverá transmissão online para quem não puder comparecer presencialmente.
A obra foi coordenada por Juliana Oms, pesquisadora do GDPP, e tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre o tema de maneira multidisciplinar e promover o debate entre acadêmicos e comunidade jurídica.
A coletânea de artigos conta diferentes autores entre os mais renomados das áreas de direito do consumidor e proteção de dados. Participarão do lançamento: Bianca Kremer, Bárbara Simão, Bruno Miragem, Ione Amorim, Michel Souza, Victor Doering, Ramon Vilarino, Rafael Zanatta, Roberto Troster, Renato Leite e Laudelina Pereira.
Inscreva-se através dos links:
Presencialmente: https://tinyurl.com/LivroIdec / Online: https://tinyurl.com/LivroIdecZoom