Skip to main content
Pesquisadoras do GDPP marcam presença em reunião sobre  Plano de Integridade e Combate à Corrupção, da CGU 
Pesquisadoras do GDPP marcam presença em reunião sobre  Plano de Integridade e Combate à Corrupção, da CGU 

Debate aconteceu na FGV Direito SP, em 8 de outubro 

Nesta semana, no dia 8 de outubro, aconteceu a apresentação e debate sobre o “Plano de Integridade e Combate à Corrupção da administração pública federal para o triênio 2025-2027”, organizado pelo Núcleo de Direito e Economia Política da Escola de Direito de São Paulo da FGV e a  Controladoria-Geral da União (CGU). A reunião teve falas de Vinicius Marques,  ministro da CGU,  Oscar Vilhena, diretor da FGV/Direito – SP, e  Raquel Pimenta, professora da mesma instituição.

O objetivo da reunião foi promover um diálogo com pesquisadores e instituições de pesquisa sobre o plano da CGU, que é um documento estratégico que visa promover a integridade, prevenir a corrupção e garantir uma governança mais transparente e responsável no setor público. Ele estabelece objetivos e ações prioritárias para o triênio 2025-2027, buscando fortalecer mecanismos de controle, promover a ética nos órgãos públicos e aumentar a transparência nas atividades governamentais.

Mariana Levy, Helena Simões e Débora Schwartz, pesquisadoras do GDPP, participaram da atividade e relataram que foi um momento importante para contribuições científicas na construção de políticas públicas: “O evento reforçou a necessidade de se incorporar diferentes abordagens e perspectivas nas estratégias de prevenção à corrupção com foco em uma administração pública mais ética e eficiente. Para o GDPP, o aprimoramento da legislação sobre conflitos de interesse no Brasil é uma agenda regulatória central para o país”, afirmaram.

As pesquisadoras reforçaram, ainda, que o debate sobre conflitos de interesse e integridade público-privada é tema central para o projeto Regulação dos Sistemas Alimentares, e em particular da frente de pesquisa “Investimento social privado e o combate à fome: caminhos para adesão do setor privado ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN)”, fruto de parceria com o Nupens/USP.