O desenvolvimento econômico pela inovação

05/04/2022 – 9h15

O fato de que a inovação tem correlação com o desenvolvimento econômico é reconhecido por diferentes abordagens teóricas. Nesse contexto, o processo inovativo é visto cada vez menos como uma sequência linear de ações e atividades de pesquisa e desenvolvimento e sim como um processo sistêmico e dinâmico, envolvendo a orquestração de interesses e demandas de empresas, da administração pública, institutos de pesquisa, universidades e da sociedade como um todo. Compreender o fenômeno da inovação como alavanca do crescimento econômico, portanto, não é um exercício que se descola da realidade e das necessidades de cada país ou região e, não tão obviamente, não se afasta do direito. Por essas razões, abrimos o ciclo de debates sobre “Inovação e Desenvolvimento: o papel das políticas públicas” realizado pelo Grupo de Direito e Políticas Públicas com o tema do desenvolvimento econômico pela inovação contando com a participação do Professor José Eduardo Cassiolato do Instituto de Economia da UFRJ. O evento ocorrerá às 9h15 do dia 4 de abril de 2022 na Sala Ruy Barbosa Nogueira no Prédio Histórico da Faculdade de Direito da USP.

Para conferir os próximos eventos do ciclo de evento sobre Os Desafios do Direito da Inovação, basta acessar o link: https://politicaspublicas.direito.usp.br/ciclo-de-palestras-inovacao-e-desenvolvimento-o-papel-das-politicas-publicas/