Confira como foi o evento
Aconteceu em Denver, Colorado (EUA), a reunião anual da Law and Society Association, entre os dias 6 e 9 de junho. O evento reuniu participantes de mais de 60 países, para comemorar os 60 anos da instituição, e refletir sobre o colonialismo e o papel do direito na construção dos territórios – tanto limites físicos quanto ideológicos. O GDPP esteve presente no evento.
“Os encontros da LSA são um espaço fundamental. Agora em Denver, tivemos a oportunidade de apresentar e discutir a pesquisa Regulação dos Sistemas Alimentares no Brasil – que é realizada pelo GDPP em parceria com o Instituto Oneill da Universidade de Georgetown e com apoio do Ibirapitanga – em dois paineis do encontro com pesquisadores dos Estados Unidos, Quênia, Japão, Colômbia, entre outros”, relatou Mariana Levy, pesquisadora do grupo.
Ela apresentou o trabalho “Obstáculos Legais-Institucionais na implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, na mesa “Iniquidade, Voz e Reconhecimento em Perspectiva Global”. O trabalho sobre o PNAE,desenvolvida em parceria com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Epidemiologia e Saúde (Nupens/USP), tem como objetivo compreender os desafios e limites da arquitetura atual das compras públicas destinadas ao programa, e os potenciais impactos na promoção da segurança alimentar e nutricional dos estudantes, bem como no desenvolvimento da agricultura familiar.
Participaram do debate, além de Levy, Jonathan Sale, Universidade da Austrália do Sul (Austrália); Eri Osaka, da Universidade Toyo (Japão); Haley Platt, da Faculdade de Direito da Universidade Temple (EUA); e Smith Ouma,da University de Manchester (Inglaterra).
Já Luiza Kharmandayan apresentou o trabalho “Concorrência no setor alimentar no Brasil”, na sessão “Novos Horizontes em Regulação Econômica”, desenvolvido em parceria com Diogo R. Coutinho e Vitória Oliveira – todos pesquisadores do GDPP. Também participaram da mesa Jesús Aguerri, do núcleo de pesquisa CRÍMINA, vinculado à Universidade Miguel Hernández de Elche (Espanha); Thomas Rousse, da Universidade de Northwestern (EUA); Thomas Aiello, Universidade Estadual de Valdosta (EUA) ; Alessandro Palmieri, Universidade de Siena.
“Eu acredito que a internacionalização da pesquisa é uma dimensão essencial para construção de conhecimento científico de qualidade. A troca com estudantes e professores de diversas Faculdades de Direito do mundo permite a construção de redes de colaboração acadêmica globais. Além disso, a Law and Society Association aposta no diálogo interdisciplinar para compreender o papel do direito na vida social, econômica e cultural, uma prioridade também para o GDPP”, contou Levy.