Skip to main content
Tal como o cigarro, é preciso regular o vício em internet
Tal como o cigarro, é preciso regular o vício em internet

Leia o artigo “Uma agenda regulatória para o vício digital”, publicado por Vitória Oliveira, Beatriz Kira e Diogo R. Coutinho, pesquisadores do Grupo Direito e Políticas Públicas (GDPP), nesta quarta-feira (11/10), no portal Jota.

Há muitas substâncias e práticas que podem causar vício – e consequências físicas e psicológicas desta condição: álcool, cigarro e outras drogas, jogos de azar, compulsão alimentar. Os autores trazem reflexões sobre uma questão do século XXI: vício em internet. 

“Pense no modo como você utiliza a rede, seja por meio do computador, do celular ou através de outros dispositivos, e responda com sinceridade as seguintes perguntas: você já usou a internet por mais tempo do que gostaria? Já tentou evitar o uso, mas não conseguiu? O uso lhe causou privação de sono? Você já sentiu desejo súbito de usar a internet quando estava offline? Utilizar a internet já interferiu na realização de tarefas e no cumprimento de suas obrigações? Você já continuou navegando mesmo quando isso interferiu nas suas relações pessoais ou profissionais? Você já usou seu celular em situações perigosas (enquanto dirigia, por exemplo)? Você já sentiu síndrome de abstinência quando afastado/a da rede?”, escreveram. 

Os pesquisadores do GDPP defendem que a regulação das plataformas digitais é essencial para  “intervir e remediar” as consequências do uso descontrolado da internet, sobretudo em grupos vulnerabilizados. 

🔗 O texto está disponível na íntegra abaixo e no site do Jota.

Fonte: Jota