GDPP marca presença em eventos internacionais

Pesquisadoras participaram de conferências na Irlanda e no México

A troca de conhecimentos é essencial para o desenvolvimento de pesquisas. Recentemente, pesquisadoras do Grupo Direito e Políticas Públicas (GDPP) participaram de eventos internacionais, que além de fortalecer o diálogo com cientistas de outros países, foram momentos de apresentar o trabalho desenvolvido pelo grupo, em suas diferentes frentes de atuação.

Vitória Oliveira e Mariana Levy participaram da conferência anual da Society for the Advancement of Socio-Economics (SASE), em Limerick (Irlanda), de 27 a 29 de junho. O tema do evento foi “Por vidas dignas e economicamente sustentáveis: transformando as Emoções, Políticas e Tecnologias do Neoliberalismo”.

“Como uma jovem pesquisadora, cada conferência representa uma enorme oportunidade de aprendizado: posso testar ideias, receber sugestões bibliográficas, expandir minha rede e ficar mais confortável com a fala em público. Fui selecionada para participar do Early Career Workshop (ECW), durante a conferência anual da SASE, e tive apoio do Digital Futures at Work Research Centre (Digit). O workshop foi extremamente produtivo, e me deu a confiança para apresentar o artigo em uma conferência do calibre da SASE, com seu público amplo e diversificado, e em diferentes estágios de suas carreiras acadêmicas”, contou Oliveira.

Ela também apresentou o trabalho “Debruçando-se sobre o antitruste comportamental: a (limitada) experiência brasileira e os casos europeus do Google como um experimento em arquitetura de escolha online”, que produziu em co-autoria com Julia Krein (USP), na sessão Economia Digital.

Já Mariana Levy representou o GDPP no painel “Alimentação e agricultura”, com pesquisadores do Paraguai, França e Itália. Ela apresentou o trabalho “Gargalos legais-institucionais na implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, escrito em parceria com Diogo Coutinho, Vitória Oliveira e Marina Lazarotto de Andrade – todos do GDPP. O objetivo é compreender os desafios e limites da arquitetura atual das compras públicas destinadas ao programa, e os potenciais impactos na promoção da segurança alimentar e nutricional dos estudantes, bem como no desenvolvimento da agricultura familiar.

O trabalho apresentado por Levy é desenvolvido em âmbito da pesquisa Regulação dos Sistemas Alimentares no Brasil – que é realizada pelo GDPP em parceria com o Instituto Oneill da Universidade de Georgetown e com apoio do Ibirapitanga.

No mesmo período, entre os dias 26 e 28 de junho, Marina Andrade participou do congresso International Workshops on Public Policy (IWPP), em Guadalajara (México). O evento foi organizado pela International Public Policy Association (IPPA). Andrade apresentou o trabalho “Estratégias de resiliência: a resposta das coalizões de políticas alimentares e sociais à pandemia e ao retrocesso democrático no Brasil”, nas sessões “Ciência Política em meio à incerteza: navegando por crises em um mundo de desigualdades” e “Desmantelamento de políticas: associando processos e impactos”. Na ocasião, a pesquisadora do GDPP também particiou da Assembleia Geral da Rede Latino Americana da IPPA, que discutiu a agenda de políticas públicas na América Latina e a institucionalidade da rede.