Marina Andrade participou de curso e oficina, em Brasília
Entre os dias 4 e 8 de novembro, a International Public Policy Association (IIPA) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) promoveram atividades de formação sobre políticas públicas, em Brasília. Marina Andrade, pesquisadora do GDPP, participou do curso “Exploring a critical-interpretive perspective on policy conflicts and social in/justice”, ministrado por Jennifer Dodge (University at Albany) e Roberto Pires (IPEA).
“A iniciativa da IPPA e da ENAP é extremamente importante, pois reúne em pequenos grupos pesquisadores e servidores para aprender e discutir abordagens contemporâneas de análise de políticas públicas, com a mediação de professores renomados na área. Foi incrível receber feedback de um grupo tão qualificado”, descreveu.
No dia 7 de novembro, ela também participou da Oficina de Parcerias, no contexto do “Seminário Políticas Públicas Informadas por Evidências: práticas e desafios para avaliação, monitoramento e uso de evidências”, organizado pelo Ipea, Fiocruz, ENAP, EMBRAPA, Ministério da Saúde e CNPq.
“A Oficina de Parcerias reuniu pessoas para discutir a importância do uso de evidências, do monitoramento e da avaliação de políticas. Enquanto pesquisadora, aprendi muito com as experiências compartilhadas pelos servidores de diversos ministérios. Também foi possível olhar para o processo social de produção e aceitação de evidências em políticas públicas que está longe de ser apenas técnico”, contou.