Skip to main content
Pesquisadora do GDPP teve trabalho premiado no XIII Encontro de Pesquisa Empírica em Direito
Pesquisadora do GDPP teve trabalho premiado no XIII Encontro de Pesquisa Empírica em Direito

Helena Simões é estudante de graduação da Faculdade de Direito da USP

Entre os dias 26 a 30 de agosto, o Grupo de Direito e Políticas Públicas da USP (GDPP) participou do XIII Encontro de Pesquisa Empírica em Direito (XIII EPED), que aconteceu em Aracaju, Sergipe. O grupo foi representado pelas pesquisadoras Mariana Levy, Marina Andrade e Helena Simões, que recebeu um prêmio pelo seu trabalho  intitulado “O público e o privado no abastecimento alimentar no Brasil: comparação entre o regime jurídico da CEAGESP e das grandes redes de supermercados.”

A pesquisa premiada explorou as diferenças entre os regimes jurídicos que regem as cadeias públicas de abastecimento alimentar, como a CEAGESP, e as grandes redes de supermercados no Brasil. Seu estudo trouxe uma análise sobre como essas estruturas impactam a distribuição de alimentos e a segurança alimentar no país, abrindo espaço para debates sobre a privatização e o papel do Estado no setor alimentício.

A participação no congresso foi uma oportunidade valiosa para o GDPP trocar experiências e debater pesquisas empíricas aplicadas ao direito: “Esta foi a primeira vez que participei de um congresso apresentando um trabalho, e fiquei muito satisfeita com as contribuições e práticas apresentadas. O evento foi extremamente produtivo, trazendo apontamentos que enriqueceram tanto as pesquisas individuais quanto as coletivas”, afirmou Simões. 

A pesquisadora contou que o evento proporcionou a chance de dialogar com outros pesquisadores, aprender novas metodologias e explorar abordagens variadas, especialmente no campo da pesquisa empírica. “Foi inspirador ver as perspectivas de estudos realizados no Nordeste, saindo do eixo tradicional Sul-Sudeste, e entrando em contato com novos saberes e experiências. A oportunidade de dialogar sobre pesquisas na área de alimentação foi especialmente relevante”, contou.

Já Marina Andrade apresentou o trabalho “Arranjo jurídico-institucional e burocracia médio escalão: o caso dos procuradores municipais no Programa Nacional de Alimentação Escolar”, em coautoria com Vitória Oliveira e Helena Simões, e Mariana Levy expôs o estudo “Regulação da indústria de ultraprocessados e o papel da Anvisa (2016-2022), em coautoria com Marina Andrade e Ana Paula Bortoletto.

Helena Simões