Skip to main content
Lei sobre moderação de conteúdo na internet entra em vigor no Reino Unido
Lei sobre moderação de conteúdo na internet entra em vigor no Reino Unido

Confira artigo de Beatriz Kira e Laura Schertel Mendes

Em outubro deste ano, o Reino Unido aprovou a Online Safety Act (OSA), que determina uma série de normas para empresas de tecnologia, e traz novos elementos para a regulação de plataformas. No artigo A Primer on the UK Online Safety Act: Key aspects of the new law and its road to implementation, Beatriz Kira (University of Sussex e GDPP) e Laura Schertel Mendes (UnB e  Goethe-Universität Frankfurt) abordam as principais questões da nova legislação, incluindo suas fragilidades. 

No texto publicado no VerfBlog, em 13 de dezembro, as pesquisadoras afirmam que a OSA possui “certas ambiguidades”, além de desafios importantes que devem dificultar a sua implementação pelo Ofcom (órgão que regulamenta comunicações no RU). Uma preocupação é como a OSA determina o que é legal ou ilegal:

“Embora a responsabilidade de avaliar o que é qualificado como conteúdo ilegal recaia sobre as próprias plataformas, os padrões fornecidos pela OSA para orientar a avaliação da legalidade do conteúdo pelas plataformas são um tanto vagos. A norma legal estipula que as empresas devem ter ‘motivos razoáveis ​​para inferir’ que o conteúdo é ilegal e agir em conformidade”, explicam as autoras. No entanto, não é claro como os sistemas automatizados de moderação de conteúdo – que funcionam com Inteligência Artificial – terão a sensibilidade necessária para esse diagnóstico. 

Complexifica ainda mais porque a OSA cria o conceito de  “conteúdo ilegal prioritário” – categorizando, por exemplo, conteúdo relacionado ao terrorismo, exploração e abuso infantil –  que exige medidas mais severas das plataformas. A lista do que é conteúdo ilegal prioritário, no entanto, pode ser modificada pelo Secretário de Estado, o que abre brechas para alto controle do governo neste quesito. As pesquisadoras citam como exemplo problemático a inclusão de “apoio à imigração ilegal” no rol de conteúdos que devem ser monitorados e excluídos.

O artigo está disponível gratuitamente, em inglês, no VerfBlog.